Na adolescência, os jovens estão mais suscetíveis às situações de risco para a coluna, mochilas pesadas, horas sentadas na sala de aula, muitas horas em frente à televisão, computadores e videogames. E principal agravante é a falta de atividade física, isso tudo pode provocar graves alterações posturais, levando a problemas como escoliose, cifose e lordose acentuadas.
Esta fase também é marcada pelo crescimento acelerado do corpo, gerando desequilíbrios musculares. Por isso, é comum ouvir os adolescentes reclamando de dores nas costas e nas articulações. É aí que entra o Pilates, os exercícios são ideais para organizar a postura, fortalecer os músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo e melhorar o alongamento e a flexibilidade do adolescente.
Ocorrem transformações físicas, psicológicas, afetivas, sociais e hormonais, é preciso ter acompanhamento profissional para praticarem exercícios corretamente e o método Pilates pode ser utilizado nessa fase da vida, pois confere inúmeros benefícios aos praticantes.
Os exercícios são ideais para organizar a postura, fortalecer os músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo e melhorar o alongamento e a flexibilidade do adolescente, com Pilates, é possível perceber os movimentos e sua postura incorreta no dia a dia, trabalhando a consciência corporal e, automaticamente, corrigindo sua posição. O método ajuda a preparar o jovem para os desafios da idade, com equilíbrio, disposição e menos dores. Sem contar que a atividade física é ótima para a autoestima e autoconfiança.
Os principais benefícios do Pilates neste caso:
– Desenvolvimento da consciência corporal
– Equilíbrio e boa postura
– Maior concentração e controle
– Redução do estresse físico e mental
– Desenvolvimento da coordenação motora
– Aumento do bem estar e energia
– Melhor rendimento em atividades escolares