Os benefícios do Pilates na adolescência

Na adolescência, os jovens estão mais suscetíveis às situações de risco para a coluna, mochilas pesadas, horas sentadas na sala de aula, muitas horas em frente à televisão, computadores e videogames. E principal agravante é a falta de atividade física, isso tudo pode provocar graves alterações posturais, levando a problemas como escoliose, cifose e lordose acentuadas.

Esta fase também é marcada pelo crescimento acelerado do corpo, gerando desequilíbrios musculares. Por isso, é comum ouvir os adolescentes reclamando de dores nas costas e nas articulações. É aí que entra o Pilates, os exercícios são ideais para organizar a postura, fortalecer os músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo e melhorar o alongamento e a flexibilidade do adolescente.

Ocorrem transformações físicas, psicológicas, afetivas, sociais e hormonais, é preciso ter acompanhamento profissional para praticarem exercícios corretamente e o método Pilates pode ser utilizado nessa fase da vida, pois confere inúmeros benefícios aos praticantes.

Os exercícios são ideais para organizar a postura, fortalecer os músculos responsáveis pelo equilíbrio do corpo e melhorar o alongamento e a flexibilidade do adolescente, com Pilates, é possível perceber os movimentos e sua postura incorreta no dia a dia, trabalhando a consciência corporal e, automaticamente, corrigindo sua posição. O método ajuda a preparar o jovem para os desafios da idade, com equilíbrio, disposição e menos dores. Sem contar que a atividade física é ótima para a autoestima e autoconfiança.

Os principais benefícios do Pilates neste caso:

– Desenvolvimento da consciência corporal

– Equilíbrio e boa postura

– Maior concentração e controle

– Redução do estresse físico e mental

– Desenvolvimento da coordenação motora

– Aumento do bem estar e energia

– Melhor rendimento em atividades escolares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*