Você sabia que crianças também podem praticar o método pilates?

Sabemos que hoje em dia a atividade física para crianças tem sido reduzida, a tecnologia permite que possamos simular como se estivéssemos realmente em um jogo, porém, não há gasto energético e nem trabalho de fortalecimento muscular.

O método Pilates não tem contraindicação para crianças, além de ser uma atividade “dinâmica”, permite que a criança trabalhe o corpo como um todo, e principalmente a respiração. É importante que desde cedo, a criança aprenda a importância de uma boa postura.

O Pilates oferece uma grande variedade de exercícios, inteiramente adaptáveis às necessidades de todos os públicos, incluindo crianças. Mas como a técnica possui como um de seus princípios a concentração máxima do aluno, crianças muito pequenas, que não consegue obviamente se concentrar por completo. Com um ganho um pouco mais da capacidade de foco, a técnica pode ser liberada para o público infantil, garantindo uma vasta quantidade de benefícios através do grande repertório de movimentos possíveis.

Os benefícios do Pilates nesta fase são: melhora da atenção e concentração que é necessária durante os exercícios, melhora da coordenação motora e cognição, melhora da habilidade motora, melhora postural e da propriocepção, bem como o equilíbrio, melhora do sono, e auxilia também em uma melhor interação com outras crianças.

O trabalho de consciência corporal é necessário, então há ganhos com relação aos movimentos corporais, o ganho do alongamento muscular se faz importante, evitando que haja encurtamentos por uma única posição.

Além disso, evita que apareçam algumas patologias, desde que já seja introduzida a atividade física desde a infância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*