Falamos tanto sobre o PowerHouse, você sabe o que é e qual sua importância?

O que é o PowerHouse e qual sua importância?

 

Para Joseph Pilates, criador do método, o chamado PowerHouse é uma das partes mais importantes na execução dos exercícios, sendo fundamental para que sejam obtidos os benefícios que o Método pode oferecer, junto à respiração eles são os princípios mais presentes nas sessões e considerados a essência do Pilates.

A este princípio Pilates chamou de Powerhouse ou centro de força, o ponto focal para o controle corporal. Constituem-se pelos quatros camadas abdominais: o reto do abdome, oblíquo interno e externo, transverso do abdome; eretores profundos da espinha, extensores, flexores do quadril juntamente com os músculos que compõe o períneo. Este centro de força forma uma estrutura de suporte, responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos, quando ativados corretamente diminuem episódios de dores na coluna, incontinência urinária, além da melhora postural.

Ativação do PowerHouse…

O modo correto de se ativar o PowerHouse deve ser ensinado pelo instrutor já no começo das aulas, antes mesmo de se iniciar qualquer exercício. Deste modo, o aluno estará preparado para fazer os movimentos de Pilates.

Para os alunos/pacientes há a dificuldade da associação conscientemente da respiração à ativação do powerhouse, ao mesmo tempo em que precisam ter atenção aos demais princípios. Dessa forma o powerhouse se torna o grande centro da aula, e isso incidirá no tempo de resposta do aprendizado motor do aluno, pois aqueles que conseguirem perceber o seu centro de gravidade poderão desenvolver habilidades dentro do método Pilates mais rapidamente, não impedindo que os outros consigam esta habilidade, porém o resultado acaba sendo tardio.

Você sabe quais os músculos que formam o PowerHouse e que devem serem ativados para um aproveitamento máximo que o Método pode oferecer ao corpo?

São eles: Músculo Reto do Abdômen, Músculo Oblíquo Externo do Abdômen, Músculo Oblíquo Externo do Abdômen, Músculo Transverso do Abdômen, Músculo Quadrado Lombar, Músculo Multífido do Lombo, Diafragma, Músculos do Assoalho Pélvico e Glúteos

Nesta imagem é possível observarmos onde está localizado o PowerHouse: 

Agora que você já sabe qual a importância do Power House dentro do método Pilates, os músculos que fazem parte do mesmo poderão supervisionar seus alunos para que obtenham os benefícios proporcionados!

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*