BENEFICIOS DO PILATES NA OSTEOPOROSE

A osteoporose é uma patologia muito conhecida nos dias atuais, mas nem todos buscam entender melhor sobre a mesma. O que ocorre, é que há uma má absorção de cálcio (Ca+²) no tecido ósseo, causando diminuição da massa óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais frágeis e predispõe as fraturas.

Além disso, ela pode afetar tanto pessoas acima de 60 anos ou mulheres na pós-menopausa, assim como em adolescentes ou gestantes dependendo dos seus hábitos diários de vida.

Sua evolução é silenciosa e progressiva, mas que podemos sim intervir com tratamentos conservadores reduzindo a progressão da doença, ou seja, minimizando os sinais e sintomas. Os locais mais comum de fraturas pela osteoporose são:

  • Punho
  • Coluna
  • Fêmur e colo de fêmur.

Sintomas clássicos são:

ASPECTOS FISICOS DE PESSOAS COM OSTEOPOROSE

– Postura encurvada ou cifótica;

– Dor na região onde ocorreu a fratura;

– Sensibilidade óssea;

– Redução da estatura com o passar do tempo

Importância dos exercícios e benefícios do Pilates:

Não há desgaste físico nem estímulo à fadiga, isso faz com que durante a realização dos exercícios, os ossos que estão submetidos à carga mecânica, favoreçam o aumento da massa óssea.

O Pilates também ajuda a trabalhar o equilíbrio, a força muscular, a concentração e a coordenação, essenciais para evitar a ocorrência de quedas e consequente risco de fraturas, além de promover uma melhora do alinhamento postural, evitando padrões de movimentos incorretos e prevenindo a incidência de lesões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 10 =

*