A dor lombar é um problema que afeta 80% dos adultos em algum momento da vida, está entre as 10 primeiras causas de consultas a internistas e, em cada ano, trabalhadores se ausentam de suas atividades por mais de sete dias em razão dessa doença com grande impacto na produtividade e redução da economia.
A contratura do musculo quadrado lombar, seja por tensão ou por alguma lesão dele, pode resultar em dores na lombar devido sua proximidade com as vertebras e sua inervação.
Por tanto, nos como instrutores do método, devemos saber especialmente anatomia e a biomecânica normal, para conseguir restaurá-la novamente.
É importante que trabalhemos de acordo com a individualidade de cada aluno, prezando-o como um todo, e buscando alternativas funcionais para o tratamento.
Inicialmente é benéfico que trabalhemos com base em alongamentos afim de cessar a possível contratura causada por tensão através do relaxamento muscular.
Mas também, possa ser que esse quadro álgico seja ocasionado por fraqueza do musculo, fazendo necessário o trabalho de fortalecimento.
Sabendo que somos capacitados para atuar diretamente nesses casos, abaixo sugerimos uma sequência de exercícios que você pode estar utilizando com seus alunos e pacientes.