Quando uma mulher descobre que está grávida, o mundo ao seu redor se transforma e tudo começa a girar em torno da sua saúde e do bebê. Mas apesar desta ser uma fase da vida tão linda e esperada, muitas gestantes sentem dificuldade em escolher as melhores opções para se cuidarem.

Os exercícios de Pilates na gravidez podem ser realizados desde o primeiro trimestre, sem trazer qualquer problema para a mãe ou para o bebê, mas consulte antes o seu obstetra e converse com o instrutor para avisar que está grávida.
Durante a gestação, os músculos abdominais se distendem para acomodar o crescimento do bebê , podendo ficar enfraquecidos. Os músculos do assoalho pélvico também sofrem grande pressão e tendem a se alongar e a se movimentar mais para baixo da bacia. Como consequência disso, fica muitas vezes difícil contrair esses músculos e segurar a essa contração por algum tempo. A fraqueza dos músculos pélvicos pode gerar problemas como escape de urina ao tossir, espirrar ou dar risada. E a musculatura abdominal fraca pode causar dores nas costas.

O Método permite à ela seguir uma atividade física segura e eficaz, adaptando os exercícios às suas necessidades; respeitando cada etapa da gravidez e as mudanças de energia que se produzem dia a dia; e, também, realizando um treinamento físico com o objetivo de prepará-la para o parto. Alguns benefícios são: fortalecimento muscular, flexibilidade, alivio de dores e prevenção de lesões, diminuição do stress, melhora da circulação sanguínea e oxigenação do feto.

A partir de 19 semanas o bebê já é capaz de ouvir som externo. Então os dois viverão momentos de harmonia e cumplicidade antes mesmo de sua chegada. Este, também, recebe endorfina, o hormônio do relaxamento, através da placenta, o que contribui para o bem-estar dele, permite também ao bebê sentir a tranquilidade da mamãe não só durante a execução dos movimentos como no dia a dia.

A prática de Pilates durante a gestação favorece o retorno da mulher para suas atividades de vida diária e auxilia também a volta a forma física antes da gestação.